Já se passaram 18 anos desde o início das atividades do Circo Crescer e Viver. Uma instituição marcada pela sua relevância pública, pelo seu impacto social e, especialmente, por uma postura resiliente e inventiva diante dos desafios. Aprendemos muito durante este percurso, e passamos por momentos também muito críticos, um deles foi em 2017, quando, por diversos fatores, estivemos próximos de descontinuar as atividades.
Parceiros e colaboradores seguiram firmes na tarefa de manter nossos mastros de pé, mas um reposicionamento institucional se apresentava como imperioso. Rever missão, visão, valores, objetivos, programas e projetos era o primeiro passo nesta direção. Isso só seria possível com apoio técnico qualificado e recursos flexíveis.
Em 2019, fomos convidados para integrar o Programa Missão em Foco do Itaú Social. Isso foi o que salvou o Circo Crescer e Viver da extinção. Mais do que o essencial apoio financeiro recebemos, o encorajamento para olhar para uma trajetória de conquistas e compreender como poderíamos maximizar ativos e criar uma nova cultura de gestão.
Começamos esta relação formulando um plano de desenvolvimento institucional de cinco anos, que produziu mudanças na liderança, na governança, nos processos, na comunicação, e em diferentes outros elementos que envolvem a sustentabilidade, entre os quais, a pertinência, os resultados e os impactos que uma organização da sociedade civil deve exigir de si mesma para se manter relevante.