CIRCO SOLAR



Este ano o CIRCO CRESCER E VIVER vai se tornar o primeiro espaço cultural do Rio de Janeiro, e, talvez, o primeiro circo do planeta, a gerar 100% de toda energia que consome.

Programa de Formação Profissional

 
 
O projeto CIRCO SOLAR é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Revolusolar.

Em tempo de crise climática, estamos fazendo a nossa parte - gerando energia limpa, inclusão produtiva, trabalho e renda - e desenvolvendo metodologia e meios para que outros possam fazer o mesmo, bem como um ecossistema verde no entorno imediato do Circo Crescer e Viver.

Essa metodologia envolve a comunidade local como protagonista da solução, garantindo sua manutenção e perenidade no tempo e se desenvolve através de três eixos:

- Programa de Formação Profissional: Capacitação de moradores de comunidades para se tornarem instaladores solares e eletricistas.

Esta capacitação tem como objetivo criar condições técnicas para que os 17 participantes realizem as instalações, manutenções, operações e auxiliem nos projetos relacionados aos sistemas de energia solar. A cada módulo concluído, o aluno terá competências para entrar no mercado de trabalho e desempenhar atividades relativas ao setor elétrico e fotovoltaico. As aulas contam com conteúdos teóricos e práticos.

- Programa de Energia Sustentável: Instalações solares e projetos de eficiência energética.

Os profissionais capacitados no Programa de Formação Profissional serão responsáveis pela instalação e manutenção das placas solares que fornecerão mais de 90% da energia usada no Circo Crescer e Viver.

- Programa de Educação Ambiental: Os alunos que fazem parte do nosso Programa de Circo Social, agora também terão aulas de educação ambiental e sustentabilidade!

Queremos promover a sensibilização e a conscientização das crianças e adolescentes em relação aos problemas ambientais, e desenvolver neles a capacidade de aprender sobre o meio que os cerca, ampliando conhecimentos ecológicos e valorizando o território local e seus recursos naturais. Pretendemos gerar uma cooperativa de trabalho e através dela, com o apoio de empresas locais, fazer da Cidade Nova, Estácio e adjacências, os primeiros "Bairros Solares" do Rio de Janeiro.

INSCREVA-SE NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
 
 

ENTRE EM CONTATO


    [text organização placeholder "ORGANIZAÇÃO"]



     
    //]]>