30| agosto | 2021
Alinhado com as determinações do Decreto Rio n. 49335 de 26 de agosto de 2021, que dispõe como medida sanitária de caráter excepcional, sobre a obrigatoriedade de comprovação da vacinação contra a COVID-19, para o acesso e permanência nos estabelecimentos e locais que menciona, o Circo Crescer e Viver informa:
A partir do dia 01 de setembro (próxima quarta-feira), só será permitida a entrada e permanência de pessoas no Circo Crescer e Viver, com prévia comprovação de vacinação contra a COVID-19, correspondente a 1a, 2a ou dose única, de acordo com o calendário/cronograma de aplicação instituído pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeituras do Rio, em relação à idade da pessoa.
Além de colaboradores, trabalhadores, coordenadores e dirigentes. Alunos e participantes dos Programas de Formação do Artista de Circo, Circo Social e Oficinas Livres, bem como pessoas de referência e seus acompanhantes das famílias beneficiárias da Campanha Nosso Território Protegido da COVID-19. Visitantes e quaisquer outras pessoas, a qualquer título, deverão comprovar o esquema vacinal completo ou em curso, inclusive prestadores de serviços que necessitem adentrar e/ou permanecer nas dependências do Circo Crescer e Viver.
Serão considerados válidos para os fins comprobatórios de vacinação contra a COVID-19, as anotações constantes dos seguintes documentos oficiais:
– certificado de vacinas digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS;
– comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pela Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Institutos de pesquisa clínica, ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras.
Os participantes de atividades regulares e colaboradores apresentarão apenas uma vez seus comprovantes, que serão registrados e monitorados para reapresentação após a data da segunda dose – para aqueles que ainda não completaram a imunização. Já no fluxo pontual de pessoas no Circo, o controle será feito na entrada como protocolo de acesso, junto à aferição de temperatura e higienização com álcool 70.
A vacinação é um ato de empatia e cidadania, única alternativa contra o fim da pandemia. Além de um pacto coletivo, é também a garantia da continuidade e preservação das atividades presenciais.
Quando chegar a sua vez, não se omita. Vacina sim! Viva a ciência, viva ao SUS!
Como obter o certificado de vacinação digital:
1 – Baixe o aplicativo Conecte SUS em seu smartphone ou acesse esse link.
2 – No bloco azul intitulado “Cidadão”, clique em “Acessar” e depois em “Entrar com gov.br”. Ali você deverá digitar o CPF e a senha criada para o sistema do governo.
3 – Você será automaticamente levado para a página inicial do Conecte SUS. Clicando no ícone “Vacinas”, você verá as informações sobre qual tipo de imunizante recebeu, o número de doses aplicadas, o lote e o local de vacinação.
4 – Na parte inferior da página você encontrará também o botão “Carteira de Vacinação Digital”.
5 – Clique nele e automaticamente será gerado um documento com as informações do cidadão e das vacinas aplicadas, além de um QR Code que poderá ser utilizado pelas autoridades competentes para validar o documento
6 – Na parte superior da página, clique na opção “PDF”. Será feito o download do certificado para o telefone ou computador do usuário. Ele é válido por um ano em todo território nacional. Para quem já tomou duas doses do imunizante, ou a dose única da Jansen, a plataforma permite que o certificado seja emitido em português, inglês e espanhol. A opção está na parte de cima, com as bandeiras dos três países, ao lado do botão para gerar o PDF. Para quem tomou uma dose apenas, o aplicativo emite o documento automaticamente em português, sem dar a opção de outros idiomas.