13| outubro | 2020
Promover acesso às políticas públicas!
Esse é um importante desafio que o Circo Crescer e Viver assume.
Em nosso processo de matrículas para o Programa de Circo Social mapeamos fragilidades latentes no território. Muitas famílias demonstraram dificuldades na apresentação dos documentos solicitados, relataram perda de documentos em dias de alagamento e identificamos um baixo número de famílias acessando às políticas de assistência social do poder público – resultado de um alto índice de desinformação sobre essas políticas.
Para contribuirmos na solução das questões identificadas, convidamos nossos parceiros CRAS Germinal Domingues e Fundação Leão XVIII para esse desafio.
Eles toparam com muita alegria, e juntos organizamos uma ação de rede que teve resultados muito potentes.
Nesta terça-feira (27/10), atendemos 80 famílias que necessitavam de orientações sobre documentações diversas e programas sociais; entregamos 60 documentos de isenção para retirada de 2ª via de documentos; e realizamos 24 inscrições e atualizações no CadUnico.
Gostaríamos de agradecer especialmente aos responsáveis dos alunos do Programa de Circo Social que atuaram como verdadeiros articuladores, produzindo um efeito multiplicador na ação. Através deles, conseguimos atender, inclusive, pessoas em situação de rua que nunca haviam acessado nenhuma documentação.
É necessário destacar também que todos os profissionais envolvidos nessa ação atuaram de forma impecável!
Equipe de Serviço Social do Circo Crescer e Viver:
Fabyane Soares
Angela Pereira
Equipe do CRAS Germinal Domingues:
Claudia Eugênia
Samanta Caldas
Equipe da Fundação Leão XVII:
Claudia Viana
Obrigado a todos os envolvidos! Juntos avançaremos cada dia mais.