No ano em que o Rio de Janeiro, celebra o título de Capital Mundial da Arquitetura conferido pela Unesco e vai sediar o UIA2020RIO – 27o Congresso Mundial de Arquitetos, o Circo Crescer e Viver que tem como propósito “transformar contextos através da arte” vai realizar de março à novembro de 2020, o “Diálogos Urbanos – Rio 2020″. A iniciativa prevê a realização de 09 encontros com entrada franca envolvendo diálogos sobre temas urbanos como “impactos das mudanças climáticas”, “desigualdade e segregação”, “mobilidade e infraestrutura”, “impactos tecnológicos no tecido social e redes de solidariedade”, “respeito, tolerância e amor na esfera pública”, entremeados por atividades culturais como apresentações artísticas e musicais, lançamentos de livros e publicações, exibições de documentários, entre outros conteúdos.
O objetivo é visibilizar as contradições e ambiguidades da Cidade do Rio de Janeiro, e debater meios para fazer dela um lugar mais inteligente – aberto e democrático, com escolhas mais variadas para os cidadão e com maior distribuição de riqueza e poder por todos os seus estratos sociais.
curadoria:
MIGUEL JOST
concepção e coordenação:
JUNIOR PERIM
O Rio de Janeiro na formação da cultura nacional e sua importância nos debates globais sobre modernidade e práticas urbanas.
>> Bate-papo com BRUNO CARVALHO, professor titular de Harvard University, co-diretor do Harvard Mellon Urban Initiative, co-presidente do Brazil Studies Program and Arts@DRCLAS, e professor afiliado do Urban Planning and Design, Harvard Graduate School of Design.
>> Lançamento do livro “CIDADE POROSA: Dois séculos de história cultural no Rio de Janeiro”, de Bruno Carvalho.
>> Roda de samba acústica com Pede Teresa