CIR.co! - residência circense para grupos



Com o objetivo de contribuir para a consolidação dos modos de produção das novas gerações de artistas de circo e reduzir os níveis de informalidade da cena artística, em especial a cena circense da Cidade do Rio de Janeiro, selecionamos três grupos de jovens para uma residência de 08 meses.

 
 
O Circo Crescer e Viver, com apoio da Prefeitura de Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura, mapeou através de uma chamada pública, grupos, companhias e coletivos circenses não formais de jovens circenses, e selecionou 03 (três) deles para integrarem o CIR.co! - residência circense para grupos.

Por que é tão importante uma ação como essa?

Baixa formalidade dos empreendimentos: Segundo dados da Receita Federal (2021), a cidade do Rio de Janeiro conta com apenas 37 empreendimentos formalizados com o CNAE de Produção de espetáculos circenses.

O segmento vem perdendo a capacidade de geração de empregos formais. Segundo o Ministério da Economia (2021), desde 2014 os empreendimentos com fins lucrativos dedicados as artes circenses estão diminuindo sua capacidade de geração de empregos formais, até 2018 o déficit era de 62% e o total da massa salarial tinha decrescido de 154.97 Mil para 68.2 Mil.

Como?

No processo de residência, os grupos selecionados estão modelando seus espetáculos, com aporte de serviços de direção cênica, e de arte (com produção de figurino, cenário, adereços e elementos de cena), composição coreográfica, direção musical (com criação de trilha sonora original) e light design, bem como consultoria e capacitação em gestão (e assessoria para formalização), projeto de identidade visual e comunicação, e desenvolvimento de plano de negócio, visando a qualificação da sua produção criativa e do diálogo desta com o mercado de cultura, lazer e entretenimento

- Coproduzir e apresentar 03 (três) novos espetáculos de circo dos grupos residentes, com temporada de 06 exibições cada um, sob a lona do Circo Crescer e Viver, totalizando 18 apresentações, com um público estimado de 5.400 espectadores, sendo 1/3 de acesso gratuito e 2/3 com ingressos vendidos à preço popular e parte da renda destinada aos grupos residentes;

- Formalizar 03 CNPJs com CNAEs de Circo na cidade do Rio de Janeiro com plano de negócios, e produção criativa qualificada para inserção no mercado de cultura, lazer e entretenimento.

Dados e pesquisas:

As ações irão contar com um sistema de acompanhamento e avaliação das atividades propostas, que contribuirá para a sistematização de dados robustos sobre o mercado das artes circenses no Rio de Janeiro, com dashboards de acesso público e gratuito no site do Circo Crescer e Viver, agregando os perfis dos artistas e grupos inscritos e participantes da CIR.co! - residência circense para grupos.

Além de dados primários sobre as condições socioeconômicas, educacionais, laborais e empreendedoras dos participantes. Pretende-se apresentar através da inteligência de dados um mapa dos fazedores de circo na cidade do Rio de Janeiro e elucidar as principais características e desafios dessa cena no contexto da nossa cidade.

Critérios da chamada pública:

Grupos ou coletivos não formais, integrados por, no mínimo, 5 artistas circenses domiciliados na Cidade do Rio de Janeiro, devendo ser a maioria deles com idades entre 18 e 29 anos.

Em sua composição os grupos ou coletivos deveriam apresentar repertório de habilidades técnicas circenses de acrobacias (aérea e solo), equilibrismo e manipulação de objetos, podendo, complementarmente, agregar habilidades e competências em outras linguagens artísticas.
 
 

GRUPOS SELECIONADOS


 

ALGUNS DE NÓS

Integrantes:
Igor dos Santos Cordeiro; Lucas Alves Samico; Carolina Andrade Magalhães; Monik da Costa Silva; Julia Sá Freire de Oliveira Correa; Lorenzo Ferreira Rezzano; Letícia de Paula Morado; Platini Carneiro Queiroz.

Técnicas:
Acrobacias de solo; Acrobacias coletivas; Acrobacias aéreas; Malabares; Dança; Dança de Bambolês; Arame; Parkour; Música; Teatro.

Sobre:
A união destes oito jovens aconteceu no Programa de Circo Social do Circo Crescer e Viver, em 2020. Encorajados pelas exibições semanais do programa, intituladas de “Terça Tem", iniciaram seus estudos e montagens de números e espetáculos. Na sequência passaram a integrar o Programa de Formação do Artista de Circo, com bolsas ofertadas pela mesma organização, e seguiram com suas criações. Os artistas apostam no projeto CIR.co! - residência circense como o próximo passo para a realização do “sonho da companhia própria”.

GARANTA SEU INGRESSO

CIRCO TARIMBA

Integrantes:
Alex Daniel Hernandez Dura; Aline Virginia Barros; Ezequiel patriky Freitas da Silva; João Henrique dos Santos Almodi; Juan Bernando Pizarro Sarango; Mario Eduardo Jorge de Lima Pereira; Sinead Daniela Rojas Rojas.

Técnicas:
Acrobacias de solo; Acrobacias aéreas; Acrobacias coletivas; Canastilha; Mão a mão; Malabares; Parada de mãos; Rola bola; Teatro; Dança; Música.

Sobre:
Os sete artistas se conheceram através da Escola Nacional de Circo em 2019, quando iniciaram suas formações. A mentalidade semelhante e complementar os uniu e a imensa diversidade de técnicas presentes no grupo garantiram um repertório muito variado de números. O processo de residência no Circo Crescer e Viver promete contribuir muito para as criações e para o plano de negócios da futura companhia.

GARANTA SEU INGRESSO

CIA JOKENPÔ

Integrantes:
Cloé Schamira Saour; Mateo Simon Aguila Paredes; Sebastian Ricardo Isaac Vera Vasque; Cecilia Peris Silva Delgado; Alexandra Paloma Romano Simeão; Bryant Eduardo Espinoza Vildosola; Mariana Ramos Ferreira Cruz; Eline Hitomi Hirano; Sollano Gomes Vasconcellos Pereira; Morena Teixeira; Matheus Stoco Vidal.

Técnicas:
Acrobacias Coletivas; Mão a mão; Malabarismo; Acrobacias de solo; Equilibrismo; Parada de mãos; Acrobacias aéreas; Dança.

Sobre:
Oriundos de diversos países - Brasil, Chile, Peru, França - os onze jovens se conheceram no Programa de Formação do Artista de Circo do Circo Crescer e Viver. Além das amizades, esse encontro produziu muitas pesquisas artísticas. A inscrição no CIR.co! - residência circense veio do desejo de receber assessoria na formalização de uma companhia e ter a oportunidade de transformar suas pesquisas em um espetáculo coletivo.

GARANTA SEU INGRESSO
 

METODOLOGIA


 
 

Estruturação: Suporte para estruturar e institucionalizar os grupos selecionados;

Investimento: Aporte técnico, material e financeiro na criação, modelagem e montagem dos produtos artísticos;

Mercado: Estabelecer redes de colaboração, influência e acesso ao mercado, com a validação dos produtos artísticos em uma temporada no Circo Crescer e Viver;

Mentoria: Mentoria sprint para auxiliar os participantes nas pesquisas, desenho, prototipação e validação dos produtos artísticos e empreendimentos culturais.

JORNADA TÉCNICA

PESQUISA E IDEAÇÃO

Pesquisa, discussão e desenho dos produtos;

DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO

Desenvolvimento dos números, ensaios e preparação física;

DESENHO TÉCNICO

Desenho de produção, luz, som, trilha sonora, contrarregragem, definição de aparatos e desenvolvimento dos riders técnicos do produto;

DIREÇÃO ARTÍSTICA

Validação e aprimoramento do produto com especialistas do mercado;

FINALIZAÇÃO E VALIDAÇÃO

Validação dos produtos com o público. Apresentação do produto em curta temporada no Circo Crescer e Viver.
 
 

JORNADA DE NEGÓCIO

FORMALIZAÇÃO

Abertura do CNPJ e emissão do alvará;

MODELAGEM DO NEGÓCIO

Estruturação de um modelo de negócio, a partir da organização de determinadas questões chaves;

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Sistematização e definição dos processos e melhores caminhos a serem seguidos para alcançar resultados;

ACESSO AO MERCADO

Captura de clientes, negociação e contratos de prestação de serviços;

SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL

Discussão sobre os desafios e formas inovadoras de manter o empreendimento cultural gerando resultados.
 
 

FOMENTO


 
 
 
//]]>