Pacto Verde Carioca formará 20 pesquisadores de campo no Complexo do São Carlos e Estácio

19 | maio | 2022

No último dia 18, o Circo Crescer e Viver foi palco do pontapé inicial na formação de 20 pesquisadores de campo residentes do nosso território. 

A etapa faz parte do projeto Pacto Verde Carioca – realizado em parceira com o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e a Secretaria de Meio Ambiente -, que busca fortalecer a agricultura urbana comunitária e fomentar meios de combate à insegurança alimentar e a extrema pobreza em contextos de vulnerabilidade social, além de corroborar com a mitigação dos impactos das ilhas de calor nos grandes centros urbanos. 

A pesquisa foi formulada a partir do EBIA (Escala de Insegurança Alimentar) e será aplicada a mil famílias do Complexo do São Carlos e mais 200 famílias moradoras dos condomínios Zé Ketti e Ismael Silva, no Estácio; gerando dados para a produção de informações gerenciais para o projeto e para a atualização de parte do diagnóstico socioterritorial do entorno imediato do Circo Crescer e Viver.

O projeto prevê, além da formação dos pesquisadores, uma ampla consultoria estratégica baseada em inteligência de dados, visando fortalecer o desenvolvimento territorial, sustentável e econômico desses atores, além de atuar diretamente na mitigação dos impactos do aquecimento global nos centros urbanos. 

 

O Pacto Verde Carioca é voltado para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social e atende quatro hortas localizadas no Rio de Janeiro:

  • E.M. Edmundo Bittencourt, Benfica.
  • Ginásio Experimental Olímpico Juan Antônio Samaranch, Rio Comprido/Santa Teresa.
  • Horta Indígena, Estácio.
  • Horta São Carlos, Estácio.

Seguimos empenhados em busca de fortalecer e desenvolver nosso território, produzindo com inteligência de dados, um retrato profundo dos dramas sociais que afetam tantas famílias que aqui residem. 

Crescer, Viver e Resistir
//]]>