Criada em 2018 pela Prefeitura do Rio, a Ordem do Mérito Cultural Carioca e é a mais alta honraria do município concedida a instituições e personalidades pela contribuição ao desenvolvimento da cultura na Cidade.
Selecionado entre 520 indicações da população do Rio de Janeiro, por uma comissão composta pelo secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder, a representante do Conselho Municipal de Cultura, Rosa Perdigão, a jornalista Rachel Valença, a gerente do Museu Histórico da Cidade, Luciana Mota, além do poeta Carlos Nejar, homenageado este ano na 27ª edição do Paixão de Ler, o Circo Crescer e Viver foi homenageado ao lado da seguintes personalidades e organizações cariocas:
Associação das Baianas de Acarajé do Estado do Rio De Janeiro (Abam Rio); Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro; Maria Moura; Fernanda Montenegro; Espaço Cultural BNDES; Nelson Sargento; Museu da Maré; Mestre Derli; David Vieira Bispo; Candonga (homenagem post mortem); Candeia (homenagem post mortem); Arlindo Cruz; Adelzon Alves; a e Biblioteca Estação Leitura.
O co-fundador e coordenador artístico-pedagógico do Circo Crescer e Viver Vinicius Daumas, após receber a medalha e o diploma das mãos do Prefeito Marcelo Crivella e do Secretário Municipal de Cultura Adolpho Konder, destacou que a organização se sente muito honrada com a homenagem, “depois 20 anos atuando no Rio, receber a Ordem do Mérito Cultural Carioca, estimula a fazer mais e melhor para o desenvolvimento cultural da cidade”, concluiu Daumas.