A manhã começou com um sol tímido, que depois se impôs e quebrou um pouco do frio carioca. Ainda que o outono no Rio de Janeiro não seja tão rascante, as temperaturas andam baixas para o padrão carioca. Mas nesta quarta-feira, 15/06, elas subiram, não apenas por conta do Astro Rei, mas pelo batidão acelerado dos residentes que terminaram brilhantemente a Residência de Capacitação em Técnicas e Habilidades Circenses fazendo uma apresentação primorosa das habilidades adquiridas e das lapidadas durante o tempo que permaneceram residentes no Polo Carioca de Circo – Circo Crescer e Viver, com muita qualidade e criatividade. Além da alegria de mais um grupo formado pela nossa Residência, tivemos o prazer de receber mais uma vez o senhor Enilson D´Oliveira, Assessor da Secretaria Municipal de Cultura (Gerência de Arenas e Lonas), que conversou com nosso site e falou da experiência dos Polos Cariocas de Circo e da possibilidade de se tornar uma política pública, uma vez que o resultado é latente. Abaixo a fala do Sr. Assessor:
“Queria começar falando do Polo Carioca de Circo que é uma parceria da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro com a Secretaria Municipal de Cultura, que é inédito. Isso nunca aconteceu, essa parceria tão afinada com o setor circense com esse modelo de residência, que nunca tinha acontecido no país. Esse é o primeiro ponto. Embora a gente saiba que o patrocínio foi curto, mas acho que foi um pontapé inicial, que estamos fazendo de tudo para deixar um legado para o próximo secretário para que isso possa virar um programa. Acho que essa é uma ideia que estava faltando na cidade. E em relação a este evento de hoje, mesmo com o curto espaço de tempo, que a gente também já verificou que para as próximas residências isso tem que ser modificado, é surpreendente. Não sei qual é o tempo de formação do pessoal que se apresentou hoje. Mesmo que eles tenham um ou dois anos de experiência ou não, o resultado é sempre surpreendente. Ver uma garotada com esse ânimo e disponibilidade de absorver o conhecimento que foi transmitido. Foi super bacana, prazeroso e mais do que isso, um conceito de efetividade, no emprego do dinheiro público. Isso que é bacana.” – completa Enilson.
O Educador Garcez, o Sr. Enilson, da Secretaria Municipal de Cultura e Raphael Calvo, coordenador do Programa de Formação do Artista de Circo (PROFAC). Foto: Christine Keller
Confira os outros Polos Cariocas de Circo:
Polo Carioca de Circo – Circo Up Leon
Polo Carioca de Circo – Polo Benjamin – Teatro de Anônimo
Polo Carioca de Circo – Grupo Off-Sina
O Polo Carioca de Circo – Circo Crescer e Viver tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, parceria da Archaos e Rio Criativo. Realização: Circo Crescer e Viver.
O Circo CRESCER E VIVER tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Hope Serviços e apoio da ABC Trust, da Rise Up & Care e da Vertical Rigging Solutions.